top of page

Nosso compromisso inegociável

Quando falamos sobre impacto social, quem são as pessoas por trás das organizações que transformam vidas diariamente? No Brasil e no mundo, as mulheres são a espinha dorsal do Terceiro Setor, atuando em diferentes frentes: no cuidado com comunidades vulneráveis, na defesa de direitos humanos, na gestão de projetos que fortalecem a cidadania e na construção de políticas públicas mais justas. Ainda assim, seu protagonismo muitas vezes passa despercebido dentro de um sistema que naturaliza a desvalorização da força de trabalho feminino.


Aqui, no Movimento Mulheres 3S, acreditamos que essa realidade precisa mudar. A presença das mulheres nas organizações sociais não é apenas quantitativa, mas qualitativa: gestoras, pesquisadoras, articuladoras, comunicadoras e líderes que carregam o compromisso de transformar o mundo em um lugar mais justo e equitativo. Mas, para que isso aconteça, precisamos de estar nos espaços de decisão e abrir caminhos para as novas gerações.


Muito além do Cuidado


O Terceiro Setor é historicamente um campo onde as mulheres são maioria. Em muitas OSCs (Organizações da Sociedade Civil), elas representam mais de 70% da força de trabalho, segundo a ONU Mulheres.


Mas se somos tantas, por que ainda somos minoria nos conselhos, diretorias e cargos estratégicos dessas instituições?

A resposta passa por um desafio estrutural: a forma como a sociedade encara o trabalho das mulheres, principalmente no que chamamos de "economia do cuidado". Há uma expectativa cultural de que as mulheres assumam responsabilidades no cuidado com crianças, idosos e populações vulneráveis, o que impacta diretamente sua posição no mercado de trabalho – inclusive dentro do Terceiro Setor. Essa sobrecarga invisibiliza sua atuação e limita seu crescimento profissional.



É preciso mudar essa lógica. Nosso compromisso é garantir que mulheres no Terceiro Setor sejam vistas além de executoras de projetos, mas também como lideranças estratégicas, ocupando espaços de poder e construindo políticas de impacto para a sociedade.



Um chamado global para a equidade de gênero


A ONU Mulheres estabeleceu para o Dia Internacional da Mulher 2025 o tema “Para TODAS as mulheres e meninas: Direitos. Igualdade. Empoderamento.”. Esse chamado global nos lembra que nenhuma mulher pode ficar para trás, e que a luta por equidade de gênero precisa acontecer em todas as áreas – incluindo o Terceiro Setor. Mas como transformar essa pauta em ações concretas dentro das organizações? 


Mulher branca, cabelos cacheados, sorrindo em um atendimento. Outra mulher segura uma prancheta do outro lado, mas sua imagem está oculta.

Algumas estratégias são fundamentais:


Fomentar a presença feminina em espaços e cargos de liderança do Terceiro Setor, garantindo voz ativa nos conselhos e diretorias.
Criar políticas internas de equidade de gênero, promovendo ambientes de trabalho inclusivos, com condições justas para mulheres.
Valorizar o trabalho das mulheres no setor social, garantindo remuneração justa e oportunidades de crescimento.
Promover redes de apoio e colaboração entre organizações, fortalecendo iniciativas que impulsionem o protagonismo feminino.

Esses são alguns dos compromissos que queremos fortalecer no Movimento Mulheres 3S. Para isso, precisamos somar forças e ampliar esse debate dentro das OSCs. A igualdade de gênero é um compromisso inegociável.



Unindo forças em uma aliança trissetorial


A construção de um Terceiro Setor mais justo e equitativo não acontece sozinha. É por isso que estamos chamando mulheres de diferentes organizações para cocriar uma agenda colaborativa, onde possamos trocar conhecimentos, compartilhar experiências e fortalecer as pautas necessárias para contribuir com o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5 - Igualdade de gênero.



E você, como pode contribuir para essa mudança?


Sua OSC já tem ações voltadas para equidade de gênero? Você sente que as mulheres da sua organização têm espaço para crescer e liderar? Quais formações e oportunidades podem ajudar a fortalecer essa pauta dentro do Terceiro Setor?


Queremos ouvir você! Acompanhe nossos conteúdos, participe das discussões e faça parte dessa mobilização. Juntas, podemos transformar não apenas o Terceiro Setor, mas toda a sociedade.


🔗 Saiba mais e junte-se ao Movimento Mulheres 3S! 


Comments


Commenting on this post isn't available anymore. Contact the site owner for more info.
bottom of page